A Política de Gestão de Pessoas tem por finalidade centrar-se no colaborador como um pilar interno da instituição.
Pretende-se:
– Estimular a liberdade de expressão, a participação e o respeito;
– Promover a participação ativa de todos os colaboradores no processo de melhoria contínua e inovação em alinhamento com a estratégia da APPACDM de Moura;
– Estimular o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores, designadamente através de um sistema de gestão e desenvolvimento de competências;
– Promover o espírito de cooperação na definição dos objetivos alinhados com as estratégias da APPACDM de Moura;
– Assegurar a não discriminação e prevenção do assédio;
– Promover a diversidade e inclusão;
– Valorizar e reconhecer os contributos individuais e da equipa na realização dos objetivos da Instituição;
– Garantir processos de comunicação internos e externos congruentes.
Para atingir os objetivos:
– Implementar planos de ação que permitam a colmatação de lacunas e/ou melhoria dos aspetos identificados nos processos de recolha de opinião dos colaboradores;
– Efetuar a gestão de competências, garantindo o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, através de formação, reconhecendo o desempenho individual e das equipas;
– Nos processos de recrutamento e seleção garantir a integração dos novos colaboradores;
– Garantir a adaptação das funções e/ou das condições dos posto de trabalho nas situações em que os trabalhadores estejam, por qualquer que seja o motivo, incapacitados de exercer as funções em que os trabalhadores estejam, por qualquer que seja o motivo, incapacitados de exercer as funções para as quais foram contratados;
– Criar e gerir grupos de trabalho multidisciplinares para desenvolvimento de boas práticas e criação de novos projetos.
Incumprimento:
A violação desta politica e de requisitos de segurança relevantes, constitui matéria disciplinar, sem prejuízo da responsabilidade civil que daí possa decorrer.
Revisão:
A politica será revista e atualizada regularmente, sempre que necessário e/ou exigido, nomeadamente em resultado de alterações nas leis aplicáveis, normas internacionais, politicas da organização ou obrigações contratuais.