A APPACDM de Moura pretende com o desenvolvimento desta politica criar oportunidades constantes para uma melhoria na qualidade de vida dos clientes, em todas as suas dimensões.
Objetivos
– Potenciar o desenvolvimento pessoal dos clientes, fomentando as relações pessoais e os valores de autodeterminação;
– Promover o bem-estar, nas vertentes físicas, emocional e material;
– Promover a inclusão social dos seus clientes, nas diversas dimensões da sua vida, nomeadamente profissional ou ocupacional, na consciencialização dos seus direitos, deveres, respeito pelos mesmos e vivência em sociedade;
– Procurar a participação ativa de todos os agentes envolvidos, clientes, famílias e colaboradores;
– Manter uma filosofia de atuação condizente com a prevenção de negligência, abuso e maus tratos, procurando manter um clima tranquilo e seguro.
Para atingir estes objetivos:
– Elaborar planos de trabalhos individuais, tendo por base a abordagem centrada na pessoa, com respostas à medida das expetativas e necessidades de cada um dos clientes;
– Proporcionar acompanhamento técnico por uma equipa multidisciplinar que detete as necessidades e procure soluções adequadas para proporcionar o bem-estar físico, emocional e material dos clientes;
– Manter uma politica ativa de parcerias que fomentem a interação com o meio, a inclusão social e profissional;
– Manter e divulgar de forma acessível procedimentos de prevenção de negligência, abuso e maus tratos;
– Dinamizar núcleos de representatividade, nomeadamente grupos de autorrepresentação dos clientes e de promoção da inclusão e bem-estar;
– Incluir nos planos de atividade dos serviços ações de sensibilização da importância da inclusão social da população com deficiência intelectual;
– Manter na Instituição uma filosofia de atuação que tenha por base a partilha de responsabilidade e de informação, permitindo uma intervenção em rede.
Incumprimento
A violação desta política e de requisitos de segurança relevantes, constitui matéria disciplinar, sem prejuízo da responsabilidade civil ou criminal que daí possa decorrer.
Revisão
A política será revista e atualizada regularmente, sempre que necessário e/ou exigido, nomeadamente em resultado de alterações nas leis aplicáveis, normas internacionais, políticas da organização ou obrigações contratuais.